Quinta-feira, 6:00 Hs.
O sol nascente da fundo a linda paisagem de Porto Seguro. Ao contemplar o mar, eles podem perceber a infinita criatividade e o bom gosto do Criador de tudo! Nem o melhor artista conseguiria reproduzir com tanta perfeição as cores que mudam seus tons em questões de algumas horas. A água sem fim, que cerca a terra onde eles pisam, os faz lembrar que o planeta terra é água, símbolo de vitalidade e vida! Quanta vida! Embora, diante de tanta beleza, facilmente pode se confundir a realidade com um sonho. Enquanto muitos trabalham nas movimentadas cidades, aquela quinta-feira passa lenta. A impressão que se da, é que alguns nasceram para ser feliz...
Mas existem pessoas que parecem ser mais feliz que os outros... ou menos?
A parede sem reboque compõe o cenário da pequena casa em uma cidadezinha do interior de São Paulo. O pai acorda a filha, é hora de ir ao trabalho! Pra que essa cara emburrada? Pelo menos você tem um trabalho! Hoje tem café, toma que é pra te dar força. Não reclama da vida não, pois o que é ruim sempre pode piorar. Se seus pés estão doendo de caminhar algumas horas pelas ruas, saiba que quando eu era criança, caminhava muito mais que você, e com um detalhe, era descalço! Valorize seu primeiro emprego, e seu salário mínimo, pois é seu primeiro salário após vinte e sete anos. Vai filha! Corre! Você está atrasada! E vê se não esquece de rezar pra que tenha algo pra comer no almoço, ou ao menos, que o feijão com farinha sejam multiplicados por mais um dia. Uma vida feliz existe só em novela, aceita sua realidade e a viva. Bom trabalho!
A miséria é predestinada ou é falta de vergonha na cara? Onde está o erro?
Ninguém sabe ao certo como responder estas questões. A psicologia se divide em sua abordagem, onde alguns, irão atribuir o sucesso ou o fracasso ao próprio indivíduo, e outros, dirão que tudo é uma questão social, em que somos o que o meio faz de nós.
O fato é que existem muitos meios. Um por exemplo, é pertencer a uma família com muito dinheiro no bolso, na cidade de Porto Seguro. Já outro, é nascer em um lar sem estrutura nenhuma, com pais que por vezes lançam palavras de desmotivação, como: Você nunca vai vencer na vida! Você é burro (a)!
A resposta parece começar no plano individual, e se extender ao coletivo. Não quero inserir mais culpa, e sim refletir sobre todo o bem que o Criador nos deixou. Foi pra quem? Ricos ou pobres? Ou melhor dizendo, Deus criou ricos e pobres? Ou a nossa ganância os criou? Não existe alimento suficiente para todos? Claro, que em nossos dias, discutir sobre a refeição que é desperdiçada todos os dias em nosso restaurante parece ser besteira. Pensar no fato, de por exemplo, um grupo de políticos da minha cidade, que parou num restaurante da classe alta, e gastaram cerca de cem reais por refeição (cada um), é bobagem. Por falar nisso, não existe nenhuma relação entre o dinheiro que gastamos sem peso no coração no show do artista que idolatramos, e nossa dificuldade em ajudar alguém que de fato necessita de alimento, roupa ou até da nossa atenção, não é?
O ser humano é mesquinho! O poder corrompe a maior parte dos homens.
Acredito de todo coração, que nossa desigualdade, poderia ser resolvida facilmente, se cada ser humano que pisa neste chão, resolvesse agir com bom senso. Mas não, o prazer para si, está a frente do altruísmo.
Estamos condicionados a fazer apenas aquilo que faz bem pra nós, e o outro, é apenas o outro, portando, se dane!
Conheço um cara, que disposto a dividir algo com alguém, conseguiu fazer com que cinco pães, e dois peixinhos, alimentassem uma multidão!
Acho que hoje, tenho mais que cinco pães e dois peixinhos.
Talvez me falte iniciativa.
Mas ainda há tempo! A hora do almoço está chegando!
Muita filosofia, muita escrita, debates, programas de governo...
ResponderExcluirNada disso funciona por concreto.
O muito falar é cansativo.
E enquanto a gente ora e canta de olhos fechados ..
Enquanto a gente formula as frases ideológicas pra alimentar o nosso ego antes de alimentar a fome,
enquanto a gente fica filosofando, tem gente morrendo de fome por todos os lados..
Os mais famintos somos nós, que temos vida e comida, mas, vivemos como se não tivéssemos ou que Deus tem a obrigação de nos dar.
Que Deus abençoe os miseráveis desgraçados, porque deles é o Reino dos céus!
Tchélo, ótimo texto! Fica firme, meu irmão!
eae tchelo,fmz vc ja ouviu meu comentário sobre este texto pessoalmente,ficou muito bom mesmo.
ResponderExcluiré o seguinte não sei como te passar o endereço do meu blog me ensina a te convidar! Obrigado até mais.