quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Carta ao Aniversariante

Segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Olá Jesus, tudo bem?

Parabéns adiantado. Daqui alguns dias é seu aniversário.

Acredito na sua ressurreição, por isso te parabenizo. Mas, o que me deixa intrigado, na verdade, é a sua encarnação. Se fez um de nós, e Deus estava em Você reconciliando com Ele o mundo. Confesso: O que mais me emociona nas histórias bíblicas é a Sua história ainda menino. Cê foi uma ameaça, ein? Ó, não escrevo 'Você' com desreipeito ao Seu senhorio, mas é tentando não parecer chato. Bom, voltando ao assunto, o povo do governo da época, todos eles ficaram encanadões. É aquela velha história de poder. E depois, o cara mandou matar a criançada. Seu pai aqui da terra, José, obedeceu aos sonhos e ao coração e fugiu, cuidando da sua mãe e de você. Deus deve ter ficado orgulhoso. Eu imagino que você também. Cê foi uma criança pobre que causou uma revolução! Os pastores dos campos, fedidos de suor e do cheiro de ovelhas te deu boas vindas em nome de todos nós. Cê deve ter estranhado a roupa deles tanto quanto a dos reis do Oriente.

Agora, faz um tempão que Você nasceu, talvez tenha se passado tanto, que a maioria das pessoas esqueceram. Aqui no Brasil a galera transformou tudo num grande negócio de compras e vendas. As celebrações daqui são parecidas com a dos países ricos, onde agora faz frio. Até pensamos que é inverno num calorzão de 40 graus! E tem as ceias, né. Ceias em família. A galera canta, toca, bebe e dorme. Só mais uma festa, como tantas outras. Nós, brasileiros gostamos de festejar. Tudo é festa, tudo mesmo, até nosso governo. Uma festança só, e eles comem pizzas.

As pessoas que não se olham, nesse dia se abraçam e comem panetones, depois, dia 26 de Dezembro deixam de se olhar de novo. É um pouco estranho, confesso.

Eu não acredito em Papai Noel, mas respeito as crianças. Elas gostam.

Pena que na maior parte das casas no meu país, as crianças pobres não terão ceias. Muitas delas trabalharão em minas de carvão. Tem um menino de dois anos, que passará o natal no hospital, seu padrasto enfiou muitas agulhas em seu corpo. Maldade pura. Você sabe qual é essa dor, lhe enfiaram pregos. Cuide dele, por favor. A coisa aqui tá feia. Faz muito tempo que não existe paz. Alguns dizem que a paz é um sentimento interno, no coração, mas sinceramente eu acho que eles falam isso como desculpa por não promoverem a paz do lado de fora. Jamais esquecerei do dia em que um rapaz cristão americano disse "A paz esteja com você" para um rapaz iraquiano. Ele respondeu: Ela está com vocês, se decidirem deixar de jogar bombas no meu país.

Por favor, manda um abraço pra galera aí. Não sei se é possível. Não entendo muito bem de teologia. O que pode ou não pode, existe ou é mito, essas coisas. Sempre acreditei que Você não se importava muito com isso também, por isso, escrevi com liberdade. Pelo que eu soube de Você, o que vale é o coração recheado de amor que opera os frutos da justiça e que você veio para os doentes e pecadores, então, fico um pouco à vontade por saber que posso falar Contigo numa boa. Afinal das contas, sou os dois.

Eu queria te dar um presente, mas não posso. A coisa aqui tá braba, sem grana para comprar alguma coisa, então, eu resolvi fazer uma canção. Vou tocá-la dia 24, antes das 00h00. Pede pra anjaiada dá um tempo aí, ProCê ouvir certinho.

Falô?

Um abração de tamanduá e um beijão no coração.

Ó, pra terminar, vou escrever um trechinho do sambinha do Chico, cê conhece ele.

Aí vai:


Meu caro amigo eu não pretendo provocar

Nem atiçar suas saudades

Mas acontece que não posso me furtar

A lhe contar as novidades


Aqui na terra tão jogando futebol

Tem muito samba, muito choro e rock'n'roll

Uns dias chove, noutros dias bate sol


Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta

É pirueta pra cavar o ganha-pão

Que a gente vai cavando só de birra, só de sarro...

Muita careta pra engolir a transação

E a gente tá engolindo cada sapo no caminho

E a gente vai se amando que, também, sem um carinho

Ninguém segura esse rojão


Gito.

 __________________________________________________________



Resposta: Carta ao Aniversariante


Olá meu querido amigo!

Foi com muita alegria que recebi a sua carta! Confesso que até me emocionei!

Resolvi te responder, e pode ler despreocupado que não é carta de cobrança.

Sei que muitos tem usado meu nome para enviar cartas de cobrança, mas avise todos quanto for possível para não abrirem essas cartas pois é vírus! Nunca forneça a senha do seu cartão para eles! Nos dias de hoje é bom se precaver.

Quanto ao "Cê" ou "Você", não me importo muito. Ouço tantas vezes me chamarem de Senhor, Mestre, Rabi quando na verdade não se referem a mim, eles gritam esses nomes só para chamarem a atenção das pessoas. Eles dizem isso para o próprio ventre, pois esse é o deus deles e não Eu.

Mas deixa pra lá, tenho tentado alertá-los a muito tempo, mas eles não estão muito afim de ouvir.

Outra coisa mano, ouvi o som que cantou pra mim e gostei muito! Achei da hora!

Você até desafinou em alguns momentos, só que eu estava olhando pro seu coração e vi humildade.

Naquela hora até pedi pra que os anjos dessem um tempo e fizessem silêncio, mas não teve como. Eles estavam todos agitados, então achei por melhor deixar que eles fizessem a barulheira! Os anjos resolveram te acompanhar e fizeram o backing vocal.

Aí no Brasil, quanto mais enganam mais fazem festa, aqui não, a festa acontece quando vocês se arrependem, por isso sua canção foi motivo de festa!

Tivemos também muitas outras festas, só que o povo aí em baixo não entende muito bem o que é ceia.

Em uma casa aí mesmo no Brasil, no dia 25 fizeram um almoço em volta de uma piscina. Passei em frente, mas não me convidaram pra entrar.

Olhei pela fresta do portão e vi que reuniram muita gente, mas ninguém conhecia ninguém. Eles até convivem uns com os outros, mas não compartilham a vida. Tinha até papai noel dando presente pra criançada. Eu vi o sorriso no rosto delas, mas também vi tristeza no coração. O papai noel era um sujeito engraçado. O problema é que os papais verdadeiros passaram o ano longe ocupados com trabalho e viagens de negócios. Elas sentiram muita falta deles. Queriam mais a presença do pai do que do papai noel.

A mesa deles estava farta! Tinha peru, pernil, chester, panetone, champanhe, vinho... Mas não teve ceia.

Já na casa da frente teve festa e eu fui convidado a participar. Não era bem uma casa, era um lugar improvisado de baixo de um viaduto. O caixote (que eles chamavam de mesa), também estava farto! Fartava tudo! Lá estava um casal e seus dois filhos prontos para atacar alguns peixes que o pai havia pescado no ribeirão ao lado. Passou um rapaz e desejou feliz natal. Ele carregava uma sacolinha com cinco pães e um refrigerante. Isso era tudo o que tinha. Ele também estava com fome. Pediu licença, sentou com eles e fizeram alguns X-Peixes.

Eles fecharam os olhos e agradeceram. Pediram pra que Deus se fizesse presente naquele momento.

Parei ali e ceei com eles e eles comigo!

Fizemos novas amizades naquele lugar. Foi a maior alegria! E o céu novamente festejou!

Estive com muita gente e em vários lugares no meu aniversário. Os presentes que mais gostei foram como o seu: Espírito quebrantado e coração contrito. Não desprezo esses presentes. É com esse coração que as pessoas aprendem a distribuir amor uns com os outros. Isso me alegra!

Tenho ainda uma porção de coisas pra te falar, mas podemos conversar pessoalmente em outro lugar, que tal?

Se quiser cear novamente comigo, não precisa esperar até o natal. Conheço vários lugares bons pra gente se encontrar! Podemos visitar as crianças nas minas de carvão e fazer algo para que elas e suas famílias tenham melhores condições de vida, ou podemos visitar aqueles que estão em hospitais pra levar mais amor e carinho.

Se quiser também, pode cantar novamente a canção que dessa vez vou te acompanhar. Gosto de cantar depois da ceia!

Quanto ao linguajar, falo exatamente assim como você entende.

Não sou de usar palavras bonitas, prefiro ser compreendido pois também te compreendo.

Não tente falar e agir da forma que os homens querem, pois na verdade, nem eles sabem o que querem.

Me sinto realizado neste natal por poder receber meu melhor presente: a sua vida!

Posso dizer que meu nascimento em forma e condição humana valeu a pena!

Você está convidado a todos os dias festejar comigo!

Aquele abraço de urso e um beijão!


Jesus, (Tão familiar e amigo, que até podemos imaginar como seria sua resposta!)


Tchelo

2 comentários:

  1. :) Sem palavras pra descrever a beleza contagiante dessas cartas, parabéns Gito e Tchélo, que Deus continue iluminando grandemente vocês! Me lembrei da oração de Jesus em João 17... Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Trutão é isso mesmo, não tem como nem comentar...Você disse tudo, meu mano Deus é esse amado que se achega à nós toda hora e de infinitas formas... Deus te abençoe e que vc continue sendo este amigo íntimo Dele.Trutão é isso mesmo, não tem como nem comentar...Você disse tudo, meu mano Deus é esse amado que se achega à nós a toda hora e de infinitas formas... Deus te abençoe e que vc continue sendo este amigo íntimo Dele.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails