segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Salvo de quê?

"Então ele dirá: ‘Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjos. Pois eu tive fome, e vocês não me deram de comer; tive sede, e nada me deram para beber; fui estrangeiro, e vocês não me acolheram; necessitei de roupas, e vocês não me vestiram; estive enfermo e preso, e vocês não me visitaram’. "Eles também responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome ou com sede ou estrangeiro ou necessitado de roupas ou enfermo ou preso, e não te ajudamos? ’ "Ele responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês deixaram de fazer a alguns destes mais pequeninos, também a mim deixaram de fazê-lo’.



Essas são as duras palavras de Jesus escritas no livro de mateus, capitulo 25. Em dias de consumo desenfreado e culto a vaidade, tais palavras parecem ter sido retiradas de nossas bíblias. É muita mais fácil acreditar que apenas por declararmos Jesus como nosso Senhor e Salvador, já estamos salvos, pois isso vem por graça e não por obras. Mas que graça sem graça é essa que não transforma nosso mundo? Que graça estranha é essa que não acolhe o necessitado? Que Deus estranho é esse não comprometido com a transformação do mundo em que vivemos, e apenas preocupado com a prosperidade pessoal daquele que se auto declara salvo?
Estranha é a nova vida que não é acompanhada das boas obras, pois como já disse Tiago "Mostre-me a tua fé sem obras que eu te mostro a minha fé por minhas obras". 


Foi melhor ignorar tais verdades. Foi melhor nos preocuparmos com crescimento de igrejas, teorias e teologias para nossas comunidades do que partilhar e compartilhar o pão com o próximo.


Foi melhor acreditar que por declarar que Jesus era meu Senhor e Salvador com a boca, minha alma já estava salva, embora, se presa a tanta vaidade, egoismo e prepotência, estava salva de quê? Ou melhor; Salva para quê?


Se os valores do Reino de Jesus não transformaram minha vida e minha comunidade, será que de fato Ele é meu Senhor? Se não proclamo e vivo o Reino que Ele nos trouxe, como Ele pode ser meu salvador? 


Talvez, eu ainda continue perdido, vivendo para esse reino onde o meu próprio ventre é o meu senhor, e minha consciência é agora enganada por um discurso evangélico que nada transforma, mas apenas acomoda... e logo cala, se perde, se esvai.

Tchelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails