domingo, 6 de junho de 2010

Como está aquele jardim?

Hoje meditando na palavra de Deus, em Eclesiastes 6, comecei a questionar o que realmente é bom para o homem. Foi então que me recordei de um fato ocorrido hoje a tarde a caminho da faculdade. Encontrei um ex-interno da casa de recuperação de usuários de drogas que saiu a pouco tempo de lá e perguntei como ele estava, onde estava morando, se estava freqüentando alguma igreja. Ele me respondeu que depois de ter saído da casa de recuperação começou a morar numa pensão e que não estava freqüentando nenhuma igreja, e por este motivo disse que não estava bem porque a pensão onde ele está, rola muita droga, álcool e prostituição. Uma frase dele que me marcou muito foi essa: “Estou sentindo que estou a caminho para desandar de novo”. Infelizmente eu estava atrasado e não pude ficar mais tempo com ele.



Logo após li a passagem citada acima e comecei a questionar se o tratamento que ele recebeu na casa de recuperação foi realmente bom para ele, e se o tratamento que os alunos recebem lá tem sido bom.


Recordo do jardim que este ex-interno fez lá na chácara, que está lá até hoje. Quanto empenho e tempo ele depositou para tornar aquele pedaço de terra um “jardim do éden”. Eu particularmente comecei a amar estar neste jardim porque me traz uma sensação de doce paz. Tenho certeza que outros que conhecem este lugar sentem a mesma sensação. Imagino que as pessoas responsáveis por apresentarem o local aos visitantes dizem: Este é um jardim que foi construído por nós, onde contém uma bica de água natural onde os alunos tem a oportunidade de virem pra cá e refletir sobre suas atitudes erradas que trouxeram conseqüências más para ele e sua família.


Os visitantes ficam maravilhados com a explanação e todos se emocionam por Deus ter preparado um lugar deste, onde pessoas que eram consideradas marginais – indivíduos que viviam a margem da sociedade – têm a oportunidade de serem, agora, chamados filhos de Deus.


Talvez você possa imaginar que eu não concorde com a atitude dos que dão sua vida por esta causa e pelos visitantes que se maravilham com este projeto, mas minha indignação não é esta. Minha pergunta é: Onde e como se encontra o ex-interno que criou este jardim? Será que o jardim de sua vida está na estação da primavera irradiando alegria a todos a sua volta por agora ser uma nova criatura ou jardim da sua vida está na fase do outono com suas folhas caindo, sentindo o forte vento da pressão deste mundo com a sensação de que sua forte árvore que demorou nove meses para crescer está prestes a ser arrancada com raiz e tudo?


Lucas Augusto de Campos, Sorocaba, 18 de Maio de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails